" Há criaturas que são como a cana, mesmo postas na moenda, esmagadas de todo, reduzidas a bagaço, só sabem dar doçura."
Dom Helder Câmara

Quem sou eu

Minha foto
Araguari, Minas Gerais, Brazil
C.E.M. Rosa Mameri Rade A escola fica localizada no povoado do Alto São João, rodovia MG 223 KM 12. Atividades agrícolas da região: café, tomate, e leite. Está a frente na direção da escola a senhora Clarice Ramos, conta ainda com 2 supervisoras, 6 professoras do pré ao 5º ano, 1 professora do ADA, 9 professores do 6º ao 9º ano que desenvolvem excelente trabalho, 3 serviçais e 2 cantineiras.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Redação: A terra do ouro

A terra do ouro

Minas Gerais, terra do ouro, pois foi aqui que as nossas minas exibiram a maior parte do ouro encontrado no Brasil, tanto que as pessoas garimparam, garimparam... e pensaram que o ouro nunca acabaria, porém chegou o tempo da escassez. E mesmo assim nem tudo estava perdido, porque Minas Gerais não era o único lugar do Brasil em que se encontrava ouro. Outras regiões também tinham o precioso metal, não em grandes quantidades como em Minas Gerais, mas tinham.
Agora comemora-se os 500 anos do Ciclo do Ouro, no entanto devemos parar e pensar, para agirmos com consciência ambiental, pois se não tivéssemos explorado tanto ouro no passado, ainda teríamos muitas riquezas.
Entretanto, daquele tempo, ainda nos resta muitas maravilhas, como as cidades históricas que guardam a memória de tantas lutas com suas igrejas que têm entalhes em ouro, esculturas e pinturas maravilhosas. Por isso devemos cuidar e preservar esse patrimônio representado pelas cidades históricas, não só por retratarem a época de abundância do ouro mas, principalmente porque nos trazem e evidenciam a importância de nosso estado para o desenvolvimento do nosso país.
Como sabemos, em Araguari, não há relato de que foi encontrado ouro, portanto Araguari, destaca-se como a terra do café, do tomate, da soja e também do maracujá, como tantas outras culturas, por ser forte, não só na produção agrícola mas também na pecuária.
Como se pode ver, Araguari não precisou do ouro para se destacar entre as cidades mineiras, pois
se destacou com a agricultura e pecuária. Sou mineira, araguarina e tenho orgulho disso!

Elisa Regina B. Galdino. (8º ano - Matutino)

Nenhum comentário:

Postar um comentário